A tag <canvas> é uma das características mais poderosas do HTML5, permitindo que os desenvolvedores criem gráficos, animações e aplicações interativas diretamente no navegador.

Aqui está um tutorial básico sobre como usá-la:

  • 1. Criando um Canvas Simples

<!DOCTYPE html>
<html lang="en">
<head>
    <meta charset="UTF-8">
    <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0">
    <title>Canvas Example</title>
</head>
<body>
    <canvas id="myCanvas" width="200" height="100" style="border:1px solid black;"></canvas>
    <script>
        var canvas = document.getElementById('myCanvas');
        var ctx = canvas.getContext('2d');
        ctx.fillStyle = 'red';
        ctx.fillRect(10, 10, 150, 80);
    </script>
</body>
</html>
  • 2. Desenhando uma Linha

<!DOCTYPE html>
<html lang="en">
<head>
    <meta charset="UTF-8">
    <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0">
    <title>Canvas Example</title>
</head>
<body>
    <canvas id="myCanvas" width="200" height="100" style="border:1px solid black;"></canvas>
    <script>
        var canvas = document.getElementById('myCanvas');
        var ctx = canvas.getContext('2d');
        ctx.beginPath();
        ctx.moveTo(20, 20);
        ctx.lineTo(100, 100);
        ctx.stroke();
    </script>
</body>
</html>
  • 3. Desenhando um Círculo

<!DOCTYPE html>
<html lang="en">
<head>
    <meta charset="UTF-8">
    <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0">
    <title>Canvas Example</title>
</head>
<body>
    <canvas id="myCanvas" width="200" height="100" style="border:1px solid black;"></canvas>
    <script>
        var canvas = document.getElementById('myCanvas');
        var ctx = canvas.getContext('2d');
        ctx.beginPath();
        ctx.arc(100, 50, 30, 0, 2 * Math.PI);
        ctx.stroke();
    </script>
</body>
</html>

  • 4. Desenhando um Gradiente

<!DOCTYPE html>
<html lang="en">
<head>
    <meta charset="UTF-8">
    <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0">
    <title>Canvas Example</title>
</head>
<body>
    <canvas id="myCanvas" width="200" height="100" style="border:1px solid black;"></canvas>
    <script>
        var canvas = document.getElementById('myCanvas');
        var ctx = canvas.getContext('2d');
        var grd = ctx.createLinearGradient(0, 0, 200, 0);
        grd.addColorStop(0, 'red');
        grd.addColorStop(1, 'white');
        ctx.fillStyle = grd;
        ctx.fillRect(10, 10, 150, 80);
    </script>
</body>
</html>

  • 5. Desenhando Textos

<!DOCTYPE html>
<html lang="en">
<head>
    <meta charset="UTF-8">
    <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0">
    <title>Canvas Example</title>
</head>
<body>
    <canvas id="myCanvas" width="200" height="100" style="border:1px solid black;"></canvas>
    <script>
        var canvas = document.getElementById('myCanvas');
        var ctx = canvas.getContext('2d');
        ctx.font = '30px Arial';
        ctx.fillText('Hello World', 10, 50);
    </script>
</body>
</html>

Esses são exemplos básicos de como você pode usar a tag para criar gráficos simples e interativos em HTML5.
Veja também outras TAGS de HTML5.