O universo digital está cada vez mais presente na vida das pessoas. Por isso, as lojas, empresas e mercados precisam estar inseridos nesse ambiente. Para obter o sucesso e atrair consumidores, leitores e usuários precisam entender o que é site responsivo.
Afinal, criar um site precisa de diferentes etapas, começando pelo registro de domínio e depois desenvolvimento de um site capaz de facilitar a usabilidade dos usuários. Por isso, o site responsivo é fundamental para fornecer liberdade aos dispositivos de acesso.
Nesse sentido, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber para entender o que é site responsivo. Conheça como ele funciona e principalmente os benefícios que levam a melhora na qualidade do site para os usuários.
O que é site responsivo?
Um site responsivo é um tipo de site que consegue se adaptar a diferentes tamanhos de tela. Ou seja, proporciona a melhor experiência possível ao usuário independente do aparelho que ele estiver acessando, como computador, tablet ou smartphone.
Ele possui as mesmas características, logo se trata de um único site, com o mesmo domínio, URLs e conteúdos. O fator determinante é que a disposição do layout se altera de acordo com as determinações de cada dispositivo.
Com o crescimento dos smartphones, os usuários estão navegando cada vez mais pelas redes sociais e sites através do telefone. Por isso, ter um site, conhecido como “mobile friendly” é essencial para o sucesso do mesmo.
Para tornar um site responsivo é preciso muita técnica e desenvolvimento de software, mas fundamentalmente planejamento. Afinal, a experiência em cada tipo de dispositivo precisa oferecer as mesmas vantagens, valorizando os conteúdos corretos e suas funcionalidades.
O que é site responsivo: como funciona?
Depois que você entendeu o que é site responsivo, vamos entender como ele funciona. De modo geral, para se tornar um site desse modelo ele precisa de 3 componentes principais, são eles: layout fluido, imagens flexíveis e media queries.
O layout fluido está relacionado com a capacidade de adaptação das linhas e colunas para cada tipo de tela. Essa estratégia é fundamental para manter a organização do conteúdo do site à medida que a tela aumenta ou diminui.
Já as imagens flexíveis, que são baseadas na formação de pixels, precisam oferecer uma mobilidade ao usuário. Para isso, elas costumam ser determinadas com um tamanho mínimo e máximo para adaptação, que não afete sua qualidade e do site.
Com isso, chegamos ao terceiro componente para entender o funcionamento de um site responsivo, o media queries. Esse elemento é fundamental para criar o redimensionamento perfeito de todos os itens do site, como imagens, textos, menu e outras ferramentas.
Por que é importante entender o que é site responsivo?
O site responsivo é fundamental para padronizar a acessibilidade dos usuários por diferentes dispositivos. Portanto, ele é importante para que o designer não tenha que criar um novo site para cada tipo de novo aparelho ou atualização.
Além disso, ter um site responsivo é muito importante para estar alinhado com as transformações do ambiente digital. Certamente a mudança principal é a consolidação dos smartphones em detrimento do uso constante de computadores.
Com isso, é preciso pensar sempre em um site capaz de fornecer uma boa experiência para os dois tipos de usuários. A partir dessa iniciativa sua empresa, seu site se torna atrativo para dois públicos diferentes, e até para o usuário que se divide entre os dois meios.
Logo, ter um site responsivo é importante para que você não perca nenhum tipo de compra do usuário. A partir de qualquer dispositivo e lugar ele pode acessar o seu site e poder consumir seus conteúdos, acessar seus produtos e realizar compras.
Vantagens do site responsivo
Para continuar entendendo o que é site responsivo e a sua importância para o desenvolvimento de um negócio, confira 3 principais vantagens desse sistema.
Melhorar a experiência do usuário
Com as informações apresentadas até o momento, podemos perceber que uma das grandes vantagens e foco do site responsivo é oferecer a melhor experiência possível. Afinal, a experiência define diversas outras ações do usuário.
Como por exemplo, tempo de permanência, conversão de vendas, de leads e satisfação com o site. Ou seja, uma vantagem importante para tornar seu site mais competitivo, atrativo e produtivo.
Diminuir a taxa de rejeição
Você certamente já entrou em sites que a disposição dos conteúdos, difícil usabilidade, geraram uma insatisfação, certo? Portanto, você ou qualquer outro usuário pode optar por desistir do site.
Ao criar um site responsivo essa taxa de rejeição pode diminuir drasticamente, uma vez que a experiência dele será completa em qualquer tipo de dispositivo. Portanto, aumenta a interação dos usuários com o seu site, impactando no tempo de permanência.
Além disso, a taxa de rejeição é um ponto importante para determinar a queda de posições do seu site nos buscadores, como o Google. Afinal, o algoritmo interpreta que seus conteúdos não são tão relevantes.
Aumentar as vendas
A partir da melhora na experiência dos usuários e na taxa de permanência no site, o número de conversão de vendas tende a aumentar. Principalmente porque cada vez mais os usuários utilizam os smartphones para realizar compras online.
Portanto, ter um site responsivo pode significar novos clientes, maiores lucros e maior desenvolvimento da marca/site como um todo.
Conclusão
Com todas as informações apresentadas no texto é possível entender o que é site responsivo. Ou seja, um site capaz de oferecer a melhor experiência ao usuário em qualquer tipo de dispositivo, seja mobile ou desktop.
De modo geral, o investimento nesse tipo de site é fundamental para aumentar a taxa de satisfação dos usuários, assim como conversão de vendas e leads.
Para tornar um site responsivo é preciso 3 elementos básicos: layout fluido, imagens flexíveis e media queries.
Agora que você já sabe tudo sobre site responsivo, que tal investir nesse modelo e aumentar o fluxo de acessos do seu site? Vale lembrar que o crescimento de usuários de smartphones requer uma aceleração em sites mobile friendly.